Mídia do Blog

*Momentos de Introspecções com o Pastor Marcos Santos - MEPAC Regional 1 Recife - PE, Conheça-nos, Vem!*
"Este Espaço é Destinado para os Amantes da Excelente Literatura Bíblica para Elevação Espiritual e Moral"!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Escolha de Deus é Soberana

Respaldo Apologético:A Escolha de Deus é Soberana

       Olá, meus cordiais cumprimentos, Shallom para todos amados internautas, sou seu conservo Presbítero Marcos Santos, tenho o imenso prazer de vos convidar para o meu, o seu, o nosso "Momentos de Introspecções", nesta hora abordaremos o assunto da epígrafe em destaque "A Escolha de Deus é Soberana".
       Pois bem, o tema supracitado nos traz logo a nossa mente a doutrinação de que Deus o nosso Aba Pai é magnífico em escolher seu povo, baseado nos seguintes textos, Rm 8:28-30 e Ef 1:3-5, temos respaldo evidências para afirmamos a doutrina da Predestinação, não no prisma da crença calvina que em suma ensina que a salvação é absoluta.
       Vamos tratar mais deste assunto: Predestinação - [Do latim praedestinatio] Destinar com antecipação a vida humana. Segundo João Calvino, a predestinação resulta da soberania de Deus, até então está tudo certo, desde a mais remota eternidade, já havia determinado previamente os que usufruirão da vida eterna. Infere-se que o mesmo Deus também predestinou os que serão lançados no lago de fogo. 
      


No entanto, levando-se em consideração o texto do Evangelho segundo João 3:16, assim podemos entender a doutrinação da predestinação: a) A predestinação é universal. Deus, em seu profundo amor, predestinou todos os seres humanos à vida eterna. Ninguém foi predestinado ao lago de fogo que, conforme bem o acentuou Jesus, fora preparado para o diabo e seus anjos (demônios) (Mt 25:41). b) Mas o fato de o homem ser predestinado à vida eterna não lhe garante a bem-aventurança. É necessário creia ele no Evangelho. Somente assim poderá ser havido por eleito. A predestinação, pois, é universal; e a eleição, particular. Tudo depende de como recebemos o chamamento do Evangelho. (Fonte Dicionário Teológico Edição Ampliada, Claudionor Corrêa). Por isso eu  fico na ótica luterana que nos revela que a salvação é pela graça em obediência aos parâmetros Cristocêntrico, ou seja, a salvação pela graça requer internalização, fidelidade à Escritura Sagrada.
       Neste ponto vamos usar à lupa etimológica: O verbo "bãhar"  é oriunda do hebraico e significa "escolher ou selecionar". Esta palavra bãhar,  ocorre (170) cento e setenta vezes no (AT) Antigo Testamento, e em mais de (100) cem vezes destes exemplos é Deus que escolhe;  analisemos estes textos: "1Sm 10:24; 2Cr 6:6; 7:16; Sl 89:3; Is 41:9", também é encontrado no aramico, siríaco e assírio. A palavra tem paralelos no egípcio, acadiano e nas línguas cananéias. etc... Continuaremos a usar à lupa etimológica, no latim temos a palavra Eleito, que resulta em electus, escolhido, são todos aqueles que foi justificado por Deus (Rm 4; 5:1-11; 2Co 5:11-21) e recebeu o diploma divino da eleição para usufruir da graça consumada em Cristo Jesus. 

       Teologicamente, deve-se considerar o escolhido de Deus de dois prismas distintos: 1º) É aqueles que recebe à Jesus Cristo como o único e suficiente salvador. Enfim, é o que crê na autoridade da morte vicária de Cristo. 2º) Tendo em vista a urgência do Reino, é separado por Deus na sua presciência, ou seja, Deus elegeu e predestinou o povo, Ele ofereceu a Salvação à todos. - Mas vale ressaltar mais uma vez que, para nós sermos eleitos e predestinados, temos que arcar com as devidas responsabilidades, em Cristo Jesus, andar como Ele andou e viver como Ele viveu, meditemos em 1Jo 2:6; Hb 2:14-18; Ez 18:20,21.

       Bem amados e diletos internautas, Deus tem um plano maravilhoso para à sua vida, deixe Ele hoje te escolher, te eleger, te selecionar e por fim, te predestinar, fico até aqui, espero te encontrar em outros Momentos de Introspecções, o meu, o seu, o nosso cantinho de meditações. Namaste para todos.

Atenciosamente
Pb. Marcos Santos


Um comentário:

  1. Muitíssimo Excelente, Deus vai te elevar muito além do que você possa imaginar. Shallom!!!!!!!

    ResponderExcluir