Mídia do Blog

*Momentos de Introspecções com o Pastor Marcos Santos - MEPAC Regional 1 Recife - PE, Conheça-nos, Vem!*
"Este Espaço é Destinado para os Amantes da Excelente Literatura Bíblica para Elevação Espiritual e Moral"!!!

quinta-feira, 16 de março de 2017

Poder no Novo Nascimento em Cristo Jesus

O poder do novo nascimento
   

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
Um dos grandes dilemas da religiosidade está exatamente no ponto de não compreender a grande diferença espiritual do homem sem Deus e do homem cristão – que nasceu de novo em Cristo.
Quem nunca ouviu a frase: “Nós somos pecadores! ”. Ou: “Somos pecadores REDIMIDOS! ”?
Na verdade, o povo de Deus, de uma forma geral, vem sofrendo muito porque lhes faltam o conhecimento (Oséias 4:6). E, apenas o conhecimento da verdade liberta o homem.
Durante anos a igreja de Cristo foi doutrinada a pensar e falar que ainda somos pobres pecadores miseráveis, que não somos nada, não podemos nada e não temos nada! Somos apenas um “bichinho de Jacó! ”, e por aí vai! Meu Deus, quanta ignorância!
Você já parou para pensar o que Jesus veio fazer aqui na terra? Já parou para estudar as realidades provenientes da nova criação, ou novo nascimento em Cristo? O que de fato aconteceu depois da minha conversão? Como fiquei por dentro (a parte espiritual) depois daquele dia que entreguei a minha vida para Jesus?
Acredito que muitos cristãos que falam dessa maneira (Sou um pecador miserável, não sou nada! não tenho nada! etc.) infelizmente não têm a mínima ideia da realidade espiritual que ele se tornou em Cristo, do potencial e habilidade divina, da unção, graça, natureza e vida de Deus habitando dentro dele na pessoa de Cristo.
Vamos entender o processo do novo nascimento:
ONDE ACONTECEU O NOVO NASCIMENTO NA MINHA VIDA?
Antes de tudo, preciso que você entenda que todo o ser humano é formado por três dimensões. Ele é um espírito (um ser espiritual), possui uma alma e habita em um corpo. Veja o que o apóstolo Paulo escreveu:
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23)
O nosso espírito, também é chamado na bíblia de “Homem interior” (1 Co. 5:16) ou “Homem interior do coração” (1 Pe 3:4) e em muitas outras passagens do novo testamento podemos ver essa verdade.
Foi essa parte, o espírito do homem, que foi RECRIADA no novo nascimento.
Veja, o apóstolo Paulo disse: “se alguém está em Cristo, É NOVA CRIATURA…” Essa palavra, no grego é CRIAÇÃO. Ou seja, o espírito do homem foi recriado, e não reformado!
Quando nascemos de novo, recebemos um NOVO espírito, ou um NOVO CORAÇÃO! O velho homem (velho espírito) é morre e renasce um novo homem, um novo espírito.
Essa promessa de um novo espírito humano, ou um novo coração, Deus já tinha nos dados desde o antigo testamento, falado através do profeta, veja!
“Dar-vos-ei CORAÇÃO NOVO e porei dentro de vós ESPÍRITO NOVO; tirarei de vós o CORAÇÃO DE PEDRA e vos darei CORAÇÃO DE CARNE. Porei dentro de vós o meu Espírito (ESPÍRITO SANTO) e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ezequiel 36:26,27)
Veja:
“Se alguém está em Cristo, é nova criatura; AS COISAS ANTIGAS (velhas) JÁ PASSARAM; eis que se fizeram novas. (Tudo se fez NOVO) ” (2 Coríntios 5:17)
Ele está falando aqui sobre a VELHA natureza e a NOVA natureza. Paulo diz, pelo Espírito, que quem está em Cristo (quem nasceu de novo), se tornou uma criação NOVA, com uma natureza NOVA.
Que natureza nova é esta? A natureza de Deus! Sim, isto mesmo! Por isso nosso coração tinha que ser recriado, tinha que ser novo!
Para que o homem pudesse receber a pessoa do Espírito Santo e se tornar a habitação dele, esse coração tinha que ser santo também e não mais pecador! Deus não habita no coração do pecador!
Quando a bíblia está falando de “PECADOR” está se referindo as pessoas que não nasceram de novo, que têm a “NATUREZA DO PECADOR” que é a mesma que “Natureza de satanás” regendo ou governando a sua vida.
Mas quando um pecador recebe Jesus, o coração daquele pecador é recriado em Cristo, é cheio da vida, da natureza de Deus, e ele se torna filho de Deus por natureza, se torna a casa de Deus! A partir de então, não pode ser chamado mais de pecador, mas a partir desse momento, se torna Justiça de Deus.
“Aquele que não conheceu pecado, ele (Deus) o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” 2 Coríntios 5:21
“Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da NATUREZA DIVINA, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo…” 2 Pedro 1:4
Veja esse próximo texto, o apóstolo Paulo afirma que ÉRAMOS, por natureza, filho da ira.
“Entre os quais também todos nós andamos outrora (Passado), segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ÉRAMOS, POR NATUREZA, filhos da ira…” Efésios 2:3
Prestou atenção no tempo verbal? “ERAMOS” (passado) por NATUREZA, filho da Ira.
Isso quer dizer que não somos mais participantes da natureza do diabo e sim da natureza de Deus. A vida de Deus é a natureza de Deus!
Agora, veja que estamos falando sobre o espírito humano. A parte que foi recriada em Cristo, a parte que nasceu de novo. Porém, há algo a mais que precisamos aprender, sobre a NOVA E VELHA MANEIRA DE VIVER.
A NOVA MANEIRA DE VIVER
 Veja, aqui nesse texto, o apóstolo Paulo está falando aos Cristãos sobre “A velha maneira de viver” e “A nova maneira de viver”.
“No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do VELHO HOMEM (velha maneira de viver, maus hábitos), que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do NOVO HOMEM (nova maneira de viver), criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:22-24”
Atenção: Estudo copilado do site oficial Igreja Verbo da Vida. Todos direitos reservado ao Pastor Eliezer Rodrigues.
Obs.: "Estude no Rhema Brasil vocês irão usufruir de um maravilhoso ambiente e principalmente um verdadeiro estudo da palavra de Deus, eu Pastor Marcos Santos recomendo"!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário