Mídia do Blog

*Momentos de Introspecções com o Pastor Marcos Santos - MEPAC Regional 1 Recife - PE, Conheça-nos, Vem!*
"Este Espaço é Destinado para os Amantes da Excelente Literatura Bíblica para Elevação Espiritual e Moral"!!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Uma Visão Científica e Espiritual Parte II

Psicologia Corporal - Temperamento X Personalidade  


       Namaste para todos diletos internautas, sou seu conservo Presbítero Marcos Santos, hoje iremos continuar ao estudo da Psicologia Corporal no que tange "Temperamento não é igual a Personalidade", no nosso "Momentos de Introspecções", pois vocês já sabem, este é o meu, o seu, é o nosso cantinho de meditações.

       Em busca do saber sobre o assunto supracitado, temos encontrado alguns traços (Temperamentos) que são similares com de outras pessoas, mas a personalidade é única. Ela se apoia ou fundamenta-se em uma estrutura biopsicossocial, sendo assim dinâmica, adaptável e mutável. 
       Numa boa e calorosa discussão os psicólogos Jan Strelau e Angleitner (1987) discorreram em cinco características que diferenciam o temperamento da personalidade: 
1º) O temperamento é biologicamente determinado e a personalidade é um produto do ambiente social. 
2º) Características temperamentais podem ser identificadas já cedo, na infância, ao passo que a personalidade é moldada durante os períodos do desenvolvimento infantil. 
3º) Diferenças individuais com características temperamentais como ansiedade, extroversão-introversão, também  são observados em animais, ao passo que a personalidade é a prerrogativa de seres humanos. 
4º) O temperamento apresenta aspectos estilísticos. A personalidade contém aspectos do comportamento. 
5º) Ao contrário do temperamento, a personalidade se refere à função de integrativa do comportamento humano.
       Pois bem, vejamos agora à vida espiritual ela é similar, pois em Cristo Jesus somos nova criatura, como diz em 2Co 5:17, nele temos justificação (Rm 4:25), regeneração (Tt 3:5,6) que nos concede o ministério da reconciliação (2Co 5:18,19), tornando-nos Santo, ou seja, separado da promiscuidade, e agora com perdão do nosso Aba Pai (Deus), vivamos em dignidade de santidade, pois Ele nos qualificou neste estado, meditem em Colossenses 2:13,14,15.
       Trocando em miúdos, ou seja, sendo minucioso: Na primeira epistola do Apóstolo Pedro capítulo primeiro e nos versículos treze ao dezesseis (1º Pe 1:13-16), encontramos a palavra Santidade, ela é oriunda do latim sanctitatem, que nos revela o significado de perfeição moral, estado de quem se destaca pela pureza. Nas Sagradas Escrituras a Santidade tem dois sentidos muito distintos: 1º) É a separação do mal e do pecado c.f. (Jr 15:19:21). 2º) É a dedicação completa ao serviço do Reino de Deus c.f. (Lc 10:38-42). 
       Está santidade nos conduzira ao processo da Santificação, pois com a dedicação ao serviço de Deus, vamos viver em Santificação que é a forma pela qual os filhos de Deus aperfeiçoa-se à semelhança do Pai Celeste através do exercitar a piedade (1Tm 4:7,8; 1Co 9:24-27); a santificação só é possível através da palavra, do grego λόγος (logos) c.f. (Jo 8:32,36; 17:17); mediante o sangue de Cristo Jesus c.f. (1Jo 1:7). Com isso teremos o efeito de sermos Santos: Do hebraico kadosh; do grego χάγιος (hagios), o homem se torna-se "Santo", quando recebe à Cristo como seu único e suficiente "Senhor" do grego κύριος (kurios), que significa, 
Senhor , Rei Absoluto e Soberano de sua vida c.f. (Rm 1:7; 1Co 1:2; 1Pe 1:15; 2:9; 2Co 5:11-21), pois de imediato o pecador é redimido pelos méritos de Cristo e assumi a posição de justo diante de Deus. Também a justificação de Cristo é acompanhada com a regeneração c.f. (1Pe 1:23; Tt 3:5). 
       Dados os fatos com essa nova vida, devemos está intrínseco na obediência, pois de fatos tornamo-nos Santuário de Deus, ou seja, o nosso corpo tornar-se templo, lugar consagrado, reservado, um altar de  Deus, c.f. (1Co 3:16; 6:19); Êx 15:17,18). Meus amados internautas por hoje é só, com de práxis, te vejo em outras publicações, até mais e shallom.

Atenciosamente
Pb. Marcos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário