Subsídio Apologético e Teológico - Aceitando o Desafio da Fé
Olá, que saudade eu estava desse nosso "Momentos de Introspecções", passei aproximadamente offline, ou seja, fora do ar um mês e quinze dias por motivo da troca do meu provedor, sem mais milongas, vamos para o assunto supracitado. Hoje acordei-me melancólico, sabemos que conforme o Livro das Sapiências (Provérbios 15:13, nos diz que: "A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito", em outro texto do mesmo livro Provérbios 17:22 relata: "O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.").
Pois bem, nós indivíduos, que seja ele cristão ou não, e principalmente os não cristão, devem tomar decisões de ter uma fé ativa no que tange à fé em que eu a chama-a de Fé Altruísta ela é oriunda de Cristo Jesus nosso Salvador; e também a Igreja como corpo coletivo, tem de tomar esta mesma decisão. Quando o programa de trabalho é estabelecido pela cultura secular prevalecente, a Igreja não tem a influência que deveria ter em proclamar o Evangelho, pois a Igreja é a Igreja e não a cultura popular com todo respeito, (Ap 18:4) .
Sua práxis deve permanecer fiel ao seu caráter. A Igreja permanece fiel ao seu caráter ao preservar sua distinguibilidade. Ela não faz nenhum favor à sociedade adaptando-se à cultura popular prevalecente, porque falha em sua tarefa justamente no ponto em que deixa de ser ela mesma. É, meus amados, por hoje é só, espero encontrar-lhe muito em breve, Shallom e Namaste para todos. A Igreja é o corpo de Cristo e este corpo é santíssimo, (1 Pe 1:15,16; 2:5).
Atenciosamente
Presbítero Marcos Santos